Hoje completa 1 ano que o álbum 'Blackout' foi lançado! Todos se lembram da euforia dos fãs diante do parecido retorno de Britney? Pois bem, hoje com o aniversário do álbum vamos relembrar alguns pontos deste grande disco!
Esse foi o quinto álbum de estúdio de Britney Spears. Nele a cantora apresenta 11 faixas inéditas. Dentre elas, o carro-chefe do disco, a canção, ''Gimme More'', que foi gravada na mansão de Britney, na Califórnia em seus últimos meses de gestação e foi guardada a sete chaves pelo selo de Spears, Jive Records, até o último segundo. No início de 2007 após quase 19 meses de produção, Britney começa a dar os ajustes finais em seu álbum em meio ao seu famoso corte de cabelo na qual ficou sem os próprios e a entradas e saídas em clínicas de reabilitação. Surgiram rumores de que a gravadora estaria insatisfeita com o comportamento anti-profissional da cantora e que gostaria que ela regravasse algumas faixas pois não estavam boas o suficiente, rumor esse desmentindo imediatamente e furiosamente pela relações públicas da gravadora, contrariando tudo o que a imprensa dizia na época. O representante afirmou que todos estavam ansiosos para lançar o novo material da cantora pois se tratava de uma obra de arte.
O álbum vendeu 13,5 mil cópias no Reino Unido, somente no primeiro dia. Já nosEstados Unidos, vendeu 124 mil cópias no primeiro dia de lançamento e 290 mil na primeira semana, estreando na segunda posição na Billboard. No dia de lançamento o álbum já estava em primeiro lugar em países como Dinamarca, Alemanha entre outros países Europeus.
Britney convocou um batalhão de produtores e compositores para dar início à uma série de testes sonoros que mais tarde se transformariam no "Blackout". Dentre elesBloodshy & Avant e Danja.
Após montar seu time, selecionando atentamente cada produtor, Britney dá início ao processo de criação que envolve o conceito do álbum, sua sonoridade, suas letras e marcas. Britney dá então, carta branca à alguns compositores escolhidos à dedo, já que ela não queria falar de seus crescentes problemas de forma melancólica ou sombria como vinha fazendo em músicas que caíram na rede como, "Baby Boy", dentre outras, classificadas como B-sides.
Britney queria fazer músicas dançantes, alegres, inteligentes e primordialmente, gostaria de ter um álbum completo por hits. Maior parte da produção é dada à dupla suecaBloodshy & Avant com quem Britney criou uma forte amizade durante as gravações do álbum "In The Zone" lançado em 2003, e ao recém chegado ao grupo Danja, produtor da música ''Gimme More''. A cantora, que constrói fortes laços com seus produtores favoritos, reafirma seu ideal de transformar a música pop a deixando mais rica, e ao seu próprio instinto de superação que faz com que cada trabalho supere o anterior, segundo a crítica especializada da qual a cantora nunca fez questão, simplesmente não dando ouvido à esses. Sendo assim, a cantora apresenta em pratos limpos que quer um disco mesclado, que envolva vários ritmos, assim como havia feito no álbum anterior.
Polêmica e Controvérsia
Após o lançamento do álbum as coisas se complicaram para Spears. Em uma das fotos do encarte, a cantora está em um confessionário com um padre. A foto é insinuante e gerou polêmica entre os mais conservadores apesar de o propósito da foto - segundo a fotógrafa - ser totalmente diferente. A foto é irônica e retrata com sarcasmo um pedido de desculpas de Britney para com seus críticos.
A princípio, a gravadora queria "Break The Ice" como segundo single, e Britney queria"Piece Of Me", como aconteceu no álbum anterior com "Me Against The Music". A cantora fez valer sua vontade e lançou "Piece Of Me" como segunda música de trabalho do"Blackout".
O vídeo clipe de "Gimme More" foi vetado por mostrar a cantora de topless encarnando uma stripper. O vídeo que foi para o ar em canais como a MTV não é o original, esse foi exibido poucas vezes em outros canais musicais.
Êxito no Brasil!
A música ''Gimme More'' foi o maior êxito do disco ''Blackout'' no Brasil. Em uma semana, a música, em uma única rádio do estado de São Paulo, chegou a 6.987.711 pedidos, e a 41.563.011 pedidos no mês. Em um canal de música, chegou em um dia a surpreendente marca de 57.880.321 pedidos. O single ficou 4 semanas no 1º lugar da Billboard no Brasil. No Youtube Brasil, o clipe foi exibido 7.654.001 só até junho de 2008. O clipe ficou 13 vezes no 1º lugar do programa Top Mix e ficou 105 vezes na lista dos 10 mais pedidos do dia só em 2008.
Prêmios
Após o lançamento do álbum já coleciona muitos prêmios:
• Regresso Mais Esperado - Império Musica Awards 2008
• Melhor Álbum - Império Musica Awards 2008
• Melhor Clipe Feminino com Piece Of Me - Video Music Awards 2008
• Melhor Clipe Pop com Piece Of Me - Video Music Awards 2008
• Melhor Video do Ano com Piece Of Me - Video Music Awards 2008
Dentre muitos outros.
Sem dúvidas, este foi e é um excelente álbum, mas o que parece é que foi algo passageiro. Pelo fato de que Britney está finalizando seu sexto álbum de estúdio intitulado, ''Circus'', poderíamos afirmar que Britney não irá trabalhar com o álbum''Blackout''? Tendo em vista que este álbum é cheio de qualidades, se Britney ignorar o mesmo seria lamentável!
It's Britney Bitch!
Nenhum comentário:
Postar um comentário