sexta-feira, 13 de março de 2009

Rolling Stone analisa o clipe de “If U Seek Amy”

Se Britney Spears não realiza com entusiasmo todos os seus movimentos de dança em sua nova turnê Circus, há sempre um lugar para ver a princesa do pop mostrando o que faz de melhor: seus videoclipes. E o seu vídeo do mais recente e polêmico single If U Seek Amy (publicado ontem em seu site oficial) não decepciona.

A abertura do vídeo é feita com uma falsa jornalista dizendo vagarosamente e com ênfase o título da canção. Em seguida, encontramos Spears, naquilo que parece ser uma orgia de 50 pessoas, cantando sentada na beira da cama com os bailarinos ao seu redor recolocando suas roupas.

Quando você tem uma música que apresenta ambiguidade em seu título, faz sentido que o vídeo seja igualmente ambíguo, e a parte em que está acontecendo a festa na casa pode ser melhor descrita como “Eyes Wide Shut” (De Olhos Bem Fechados) sem as máscaras ou a música assustadora (um clipe semelhante é apresentado no telão durante a turnê de Spears). Porém, não é totalmente fiel. Como Tom Cruise naquele filme, na segunda metade do vídeo podemos encontrar Britney deixando de lado suas coreografias enlouquecedouras e sexys, e dando lugar a uma dona-de-casa, carregando uma torta de maçã caseira, retornando a sua vida normal com seu marido e seus dois filhos. Fora de casa, existe um novo modo de exibição para os paparazzi que tentam de toda forma tirar fotos da estrela que está com sua família, ignorando completamente o que está acontecendo do outro lado da porta da frente da casa.

As rádios, a princípio, se mostraram inseguras com a reprodução da música (já circula pelas rádios uma versão editada onde trocam o Seek por See), porém a televisão certamente acolherá esse vídeo de braços abertos considerando a letra provocante e as insinuações feitas, transformando o vídeo num coquetel letal. Enquanto quase não há opções na televisão para transmitir um vídeo de Britney, já que a MTV está na onda dos Reality Shows, esse pode ser considerado o primeiro vídeo de Spears cuidadosamente criado com a Internet (que é moralmente frouxa) em mente, um clipe descarado, que não tenta amenizar o caráter explícito de sua letra e de suas cenas, afim de obter o topo das paradas.


Crédito: Rolling Stone

Nenhum comentário: